terça-feira, 9 de setembro de 2014

Queijos de cabra e ovelha, em Portugal

No dia 08 de setembro foi realizada pelas mestrandas Adenise Clerici e Beatriz Dockhorn  e Professoras pesquisadoras do Mestrado em Gestão Drª Vanusa Casarin e Drª Rozelaine Franzin, uma visita as futuras instalações da empresa de laticíneos Rural Futuro.
Segundo o proprietário Fernando Paes a capacidade de produção será de 150.000 litros por dia de 80 produtores.
Na empresa há um laboratório que verifica a gordura, acidez, se há antibióticos e o teor de proteína. São fabricados três tipos de queijos, de cabra, de ovelha, posteriormente se pretende aumentar a diversidade aproveitando os produtos da região tais como: castanha, nozes, ervas aromáticas, chocolate, amêndoas e queijos especiais, por exemplo: o queijo coxa (exigência dos judeus de que o produto não tenha proteína animal).
O queijo cru português é considerado o melhor mundialmente, inclusive há diversos prêmios. Na propriedade está em construção o departamento de tratamento de efluentes líquidos. Do processamento do queijo, o proprietário pretende aproveitar o máximo de subprodutos possíveis, por exemplo, das sobras do que não foi aproveitado para fazer o queijo, transformar em requeijão e do soro final será disponibilizado aos produtores locais para fornecer aos porcos.
O roteiro de visitação contou com a participação do Dr. Manoel Tibério, professor da UTAD, que também faz parte do projeto de internacionalização do mestrado, sob coordenação da professora Drª Rut Friedrich Marquetto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário